O Berçário do Colégio Edukandarium Mondini é subdividido entre BI, BII e BIII. As atividades são direcionadas de acordo com a idade de cada criança. Sendo elas: atividades físicas, brincadeiras, tempo de descanso, refeições e atividades em grupo que favorecendo a integração do grupo.
É importante ressaltar que crianças apreendem brincando, por isso a importância de atividades divertidas e brinquedos apropriados para cada idade. As atividades também são voltadas para a psicomotricidade do bebê estimulando-o para desenvolvimento da motricidade de cada criança como o sustentar da cabeça, o engatinhar, o rastejar até a fase do andar em que há a necessidade de equilíbrio de tronco.
Nosso berçário desempenha atividades que trabalhem estas funções auxiliando no desenvolvimento de cada criança.
Contamos ainda com: Hidromassagem, para melhor relaxamento de seu bebê e seu direcionamento motor, e Shantala, com a fisioterapeuta durante dois dias na semana, para melhor atenção aos exercícios respiratórios do bebê.
E também aulas de musicalização com professor especializado.
As atividades de estimulação do berçário são planejadas e objetivam o desenvolvimento de diversas capacidades relacionadas às áreas educacionais. São elas:
Expressão Corporal
Visa o desenvolvimento da expressão corporal, por meio de estímulos musicais e sensoriais.
Momento de explorar o corpo por meio da criação de gestos, movimentos, etc.
Brincadeiras de faz de conta
Visa o desenvolvimento da ludicidade e a capacidade de simbolizar, além de desenvolver o imaginário e a criatividade.
– Exploração de brinquedos, materiais e objetos que possibilitam a simbolização como: bonecos, casinha, carrinhos, etc.
– Conversas e músicas espontâneas
O estímulo à linguagem acontece durante o cotidiano, de forma espontânea em momentos da rotina, como alimentação, higiene e interação, nos quais as educadoras conversam, cantam músicas, nomeiam objetos e verbalizam situações do dia a dia, para que os bebês desenvolvam a oralidade, o hábito de cantar e ampliem o repertório verbal.
Hora da História
Visa desenvolver a linguagem oral, a imaginação, sequenciação de fatos e acontece por meio da:
– Contação de histórias – com a utilização de livros ou teatro de fantoches, e (ou) objetos cênicos.
– Manipulação de livros interativos.
Circuitos e desafios corporais
Visa o desenvolvimento da coordenação motora, por meio da estimulação corporal.
– São utilizados diversos materiais, que desafiam as potencialidades e habilidades psicomotoras e a coordenação motora global.