Educação Infantil

/Educação Infantil
Educação Infantil 2019-03-25T14:40:39-03:00

A Educação Infantil oferece espaços seguros e afetivos, que estimulam o desenvolvimento integral dos alunos e oferecem oportunidades para a interação e a participação em variadas situações de aprendizagem.

Para desenvolver capacidades e criar condições para essa aprendizagem, a fundamentação pedagógica divide-se em áreas de atuação, de acordo com objetivos específicos:

Desde pequenas as crianças buscam formas para interagir com o mundo. Inicialmente procuram explorar tudo o que está ao redor, expressam sentimentos, ideias e pensamentos por meio de comportamentos impulsivos, característicos da idade. Aos poucos percebem a necessidade de adequar os gestos às situações e, assim, passam a planejar e antecipar as ações.

A Área de Linguagem possibilita-lhes estabelecer relações consigo, com as outras pessoas, com a imaginação e com a cultura. Em consequência, ampliam a forma de sentir e pensar sobre o mundo em que estão inseridas. As propostas dessa área são divididas em quatro grandes eixos, que envolvem diferentes formas de Linguagem:

As atividades acontecem em salas de estimulação, playground ou áreas externas, e são planejadas especialmente para cada um dos estágios de aprendizagem. As propostas visam o desenvolvimento integral das capacidades e acontecem a partir das seguintes áreas de conhecimento: Linguagem, Raciocínio Lógico Matemático, Movimento e Meio Ambiente.

As atividades de estimulação do berçário são planejadas e objetivam o desenvolvimento de diversas capacidades relacionadas às áreas educacionais. São elas:

Conversas e músicas espontâneas

O estímulo à linguagem acontece durante o cotidiano, de forma espontânea em momentos da rotina, como alimentação, higiene e interação, nos quais, as educadoras conversam, cantam músicas, nomeiam objetos e verbalizam situações do dia a dia, para que os bebês desenvolvam a oralidade, o hábito de cantar e ampliem o repertório verbal.

Hora da História

Visa desenvolver a linguagem oral, a imaginação, sequenciação de fatos e acontece por meio da:

– Contação de histórias – com a utilização de livros ou teatro de fantoches, e (ou) objetos cênicos.

– Manipulação de livros interativos.

Roda de Música

Visa o desenvolvimento do ritmo, da musicalidade e da capacidade de apreciação de musical.

Envolve propostas como:

– Cantar e acompanhar o som com gestos e movimentos corporais.

– Manipulação de instrumentos musicais ou demais objetos que produzem som.

Expressão Artística

Visa o desenvolvimento da coordenação motora fina bem como desenvolvimento da criatividade e expressividade por meio da manipulação de materiais, como: massinha, giz de cera, papéis com texturas e cores diferenciadas, etc. Os alunos participarão dessas propostas a partir do BII.

Brincadeiras de faz de conta

Visa o desenvolvimento da ludicidade e a capacidade de simbolizar, além de desenvolver o imaginário e a criatividade.

– Exploração de brinquedos, materiais e objetos que possibilitam a simbolização como: bonecos, casinha, carrinhos, etc.

– Exploração de fantasias e adereços cênicos que possibilitam a exploração da fantasia e do faz de conta. Os alunos participarão dessa proposta a partir do BII

Exploração de materiais concretos

Visa o desenvolvimento do raciocínio, por meio da manipulação de materiais com intervenção educativa a fim de promover aprendizagem por meio da tentativa e erro.

– Exploração de brinquedos que oportunizem contato com diferentes cores e formas, e desafios como de: encaixar, empilhar, etc.

Circuitos e desafios corporais

Visa o desenvolvimento da coordenação motora, por meio da estimulação corporal.

– São utilizados diversos materiais como: cilindros, escadas, túneis, que desafiam as potencialidades e habilidades psicomotoras.

– A partir do BIII os alunos participam do curso de Esportes, com profissional especializado, na área de Educação Física, que promove a iniciação na área esportiva, com o objetivo de desenvolver a motricidade e a coordenação motora global.

Exploração da Natureza e Meio Ambiente

Promove o contato com a natureza para desenvolver nas crianças o respeito e a noção de que fazem parte deste meio.

– Atividades de contato com o jardim e animais.

Aulas extra Curriculares: Inglês, Espanhol, musicalização, educação física, hapkidô, Ballet e Jazz

WhatsApp